quarta-feira, 13 de março de 2013

Um Papa brasileiro?

Um dos top candidatos à eleição deste momento no Vaticano é o brasileiro arcebispo do estado de São Paulo, Dom Odilo Scherer, quem é ele?

Neto do Cardel Alfredo Vicente Scherer, Odilo Pedro Scherer, também conhecido como Dom Odilo, (* 21. Setembro 1949 em Cerro Largo, RS) é o arcebispo da cidade de São Paulo, com 5,2 milhões de fiéis na sua diocese, que é a terceira maior do mundo.

Don Odilo Scherer, foto do  Album di Arquidiocese de São Paulo - Brasil


Com descendência alemã por parte de mãe e pai, a família alemã imigrou para o Brasil no final do século XIX.

Don Odilo Scherer estudou  Teologia Católica e Filosofia no Seminário São José de Curitiba. Entre 1970 e 1975, aprofondiu seus estudos de Filosofia na Universidade de Passo fundo, Paraná. Em 1996, ele obteve o doutorado em Teologia na Universidade Gregoriana de Roma. As qualidades linguísticas de Scherer também são papais, sendo que ele domina perfeitamente o inglês, italiano, francês e alemão. O candidato brasileiro, além de ter fama de ser simpático, tem uma formação perfeita para o cargo ao qual está concorrendo.

Vendo o percurso admirável de Scherer, o seu amor pelo povo, ética e música, além da capacidade de liderança,  temos a impressão que ele seja muito parecido com os exs-Papas, Joseph Ratzinger e Karol Wojtyła: uma mistura as melhores qualidades de ambos os ex Papas!

Talvez Scherer pudesse realmente reanimar a Igreja Católica de modo geral, além de naturalmente refrescar o compromisso da Igreja com os fiéis brasileiros, que há muito demonstram uma necessidade de mudança em certos aspectos da Igreja, migrando para outras que se demonstram mais "jovens" e vigorosas, mas obscuras no que se refere à verdadeira fé.

Seria o nosso brasileiro o personagem ideal para reconsolidar os infinitos assuntos no interior da Cidade do Vaticano?

Nenhum comentário:

Postar um comentário