O que é o Angelus?

O Angelus é uma oração católica, que recorda o mistério da incarnação.  Hora do "Angelus" é hora em que o Anjo do Senhor anunciou à Maria que Ela seria a Mãe do Salvador!!!

Meus queridos clientes Levi e Telma, durante o Angelus em Fevereiro de 2010

Este nome vem da palavra inicial do testo em Latim, Angelus Domini nuntiavit Mariae, e consiste em três breve textos que contam sobre este episódio, recitados em versos e responsório (canto que segue a leitura na liturgia da Igreja Católica) e alternados com a recitação da Ave Maria.

Esta devoção é recitada tres vezes por dia, ao nascer do sol, ao meio-dia e ao por-do-sol. Em tais horários toca-se um sino, às vezes chamado de sino do Angelus ou sino da Ave Maria.

Na Praça São Pedro, o Papa aparece na janela às 12h e dá uma rápida benção aos fiéis presentes. No total não dá mais do que 20 minutos da sua janela,  até que ele deseja "bom almoço e rezem por mim"!

A origem desta devoção foi identificada como muito provavelmente nos monastérios medievais. Enquanto os monges coristas cantavam as horas litúrgicas, compostas pela maior parte por salmos e por antífonas, os conversos (muitas vezes pessoas pouco cultas que tinham se convertido e eram frades com a obrigaçao aos trabalhos mais humildes), interrompiam os seus trabalhos manuais e se juntavam à oração. As antífonas variáveis da liturgia eram substituidas por esta estrutura que comemora a Incarnação, enquanto que os três salmos eram substituidos pela Ave Maria. Um verso e uma oração concluem a liturgia.

A instituição oficial do Angelus é atribuida por alguns ao Papa Urbano II, mas por outros pelo Papa João XXII.  A liturgia tripla foi consolidada pelo rei francês Luis XI , o qual em 1472 ordenou che fosse recitada 3 vezes ao dia.

Alguns canais de radio e televisão transmitem o Angelus domingal do Papa, que ao meio dia faz um pequeno discurso, e ao final deste, recita o Angelus. Os fiéis o assistem da Praça São Pedro.


V/. Angelus Domini nuntiavit Mariæ,
R/. Et concepit de Spiritu Sancto.

Ave Maria, gratia plena, Dominus tecum. Benedicta tu in mulieribus, et benedictus fructus ventris tui, Jesus.
Sancta Maria, Mater Dei, ora pro nobis peccatoribus, nunc et in hora mortis nostræ. Amen.

V/. "Ecce Ancilla Domini."
R/. "Fiat mihi secundum Verbum tuum."

Ave Maria, gratia plena...

V/. Et Verbum caro factum est.
R/. Et habitavit in nobis.

Ave Maria, gratia plena...

V/. Ora pro nobis, Sancta Dei Genitrix.
R/. Ut digni efficiamur promissionibus Christi.


Oremus: Gratiam tuam quæsumus, Domine, mentibus nostris infunde; ut qui, angelo nuntiante, Christi Filii tui Incarnationem cognovimus, per passionem eius et crucem, ad resurrectionis gloriam perducamur.
Per eundem Christum Dominum nostrum. Amen.


O Angelus em Português:

V/.O Anjo do Senhor anunciou Maria
R/.E ela concebeu por obra do Espírito Santo.
Ave Maria...
V/. Eis aqui a serva do Senhor
R/. Faça-se em mim segundo a  vossa palavra
Ave Maria...
V/. E o verbo se fez Carne.
R/. E habitou entre nós.
Ave Maria...
V/. Rogai por nós, Santa Mãe de Deus.
R/. Para que sejamos dignos da promessa do Cristo.

Oremos. Infundi, Senhor, em nossas almas a vossa graça, para que nós, que conhecemos pela anunciação do Anjo a Encarnação de Jesus Cristo, vosso Filho, cheguemos por sua Paixão e Cruz à glória da Ressurreição. Pelo mesmo Jesus Cristo, senhor nosso.
R/. Amém.

Ao final do Angelus, se recita o Gloria Patri (Glória ao Pai) por três vezes e o Requiem aeternam (Eterno repouso) uma vez.

Se quiser partecipar da Audiência com o Papa, o link com as informações é este: http://guiaderoma.blogspot.de/2012/04/audiencia-de-quartas-feiras-com-o-papa.html

Marcadores: , , , ,