Os arredores de Roma - Região dos lagos

Quem vem à Roma pela primeira, segunda ou terceira vez pode deixar de lado excursões a lugares muito longe e aproveitar de lugares pitorescos que sao muito fáceis de chegar, onde você encontra ótimas tratorias ("fraschette"), e naturalmente bebe um ótimo vinho!

Minhas amigas fotografadas por mim com o Lago de Albano no fundo - não é lindo?

A região dos lagos se localiza a sudoeste de Roma e seu solo é de origem vulcânica. Esta zona já era amada pelos antigos romanos durante o verão, já que dada à altitude, o ar é mais fresco do que na planície, e por isto muitas mansões de nobres em fuga do calor tórrido romano foram construidas por aqui naquele período.

O Imperador Caligula organizava batalhas navais no Lago de Nemi (que em latim quer dizer "bosque"), e que é hoje conhecido pelos "funghi", morangos silvestres e pelo Museu com as naves do imperador, encontradas em torno à Primeira Guerra Mundial (Museo delle navi romane di Nemi). É uma delícia sentar nas mesinhas de um café e admirar esta paisagem maravilhosa do lago e do mar Tirreno ao longe.

Mesinhas na frente do lago de Nemi - olhem que linda a luz do por-do-sol!!!

Site oficial do Museu: http://www.comunedinemi.it/jvframe_turismo.html?museo.html
Abertura: todos os dias 9.00-19.30; domingos: 9.00-13.00
Endereço: Via del Tempio di Diana, 13
00040 Nemi
tel. 06 939 8040 - 06. 9419665

Nesta zona, também podemos nos deliciar com uma visita a Castel Gandolfo, onde o Papa tem a sua residência de verão - como eu disse, vale a pena sair de Roma para as colinas pegar um pouco de ar fresco!
Nao é permitida a entrada de carros, então o deixamos no estacionamento, caminhamos em direção à entrada da cidade e subimos uma ladeirona íngrime para chegar na praça central, onde damos de cara com a entrada do pálacio papal. À direita temos a Igreja de Sao Tomas de Vilanova do Bernini. Antes da igrejinha, podemos virar na ruazinha em descida, também à direita, para ter uma visão fantástica do lago de Albano lá embaixo. O lago hospedou as competições de caiaque nas Olimpíadas de Roma de 1960! Em 396 a.C., os antigos romanos tinham construido o "emissario" do lago, um canal que desviava a água do lago para a moagem de milho, e até para alguns banheiros públicos da regiao! O palácio do Papa foi construído perto de restos da mansão do Imperado Domiciano ( 24 Outubro 51 – Roma, 18 Setembro 96).

"Estrela da zona" é a "Porchetta di Ariccia", um porco feito no espeto com ervas aromáticas: simples e saboroso, genuinamente italiano!
Olhem a Christina no fundo saboreando o seu sanduíche! Ah! voce pode comer em restaurantes, no prato, ou um simples "panino" (sanduiche), como um lanche.

Uma sugestão para este dia é almoçar em Frascati. Existem inúmeras opções com preços muito bons e comida típica e genuina da região! Quando chegar lá, vai notar uma enorme construção que virou um Museu: trata-se da Villa Aldobrandini... isto é, dos estábulos da mansão desta família, o que nos faz pensar que se os cavalos viviam assim, imaginem a família de sangue azul!

Depois do almoço, subimos no carro e vamos visitar a Abadia de Grottaferrata (Crypta Ferrata em latim), fundada por Nilo da Rossano no ano de 1004. Sabe que é a última que sobreviveu os tempos com rituais bizantinos na península italiana?

Se visitar a zona no período do mes de Junho, ainda temos a chance de dar uma olhada na infiorata de Genzano, manifestação cultural importante onde "maestros floreiros" desenham quadros famosos com flores na rua principal da cidade. É imperdível! Podemos ter uma idéia do que estou dizendo olhando as fotos deste peculiar evento no site oficial da cidade: www.infiorata.it

Que delícia de passeio! Reserve este dia conosco!

Marcadores: , , , , ,