domingo, 29 de janeiro de 2012

PÁSCOA 2012 - Domingo de Ramos

"(...) A natureza não tolera uma imediata passagem de um extremo ao outro sem a mediação das sombras. (...) A sombra prepara a vista para enxergar a luz. A sombra amansa a luz. (...) Aprenda a reconhecer as sombras que não se dissolvem, mas preservam e protegem em nós a luz que nos estimula e conduz à inteligência e à memória (...)"

Giordano Bruno, Sombra das idéias

Giordano Bruno em Campo de Fiori

SEMANA DA PÁSCOA 2012

A simbologia da religião cristã, origem da arte ocidental, é particolarmente interessante durante a Páscoa, pois morte e ressureição são um tema tão velho quanto o Homem; vemos uma faceta importante do desenvolvimento da consciência humana .

Buscar um significado para a existência e interferir no processo simbólico que envolve esta questão com a produção de imagens são a razão da minha vida; mesmo que eu pareça lunática para os teus olhos, eu e você procuramos a mesma coisa no nosso dia-a-dia. Os nossos caminhos podem ser diferentes, mas isso faz a nossa conversa ficar mais interessante. Ir à Roma é celebrar a consciência humana e viver a Arte em primeira pessoa.

Tímpano da Basílica de S. Pedro

Na Igreja San Luigi de Francesi pude admirar várias vezes (até diria de boca aberta) a maravilhosa pintura do Martírio de São Mateus de Caravaggio (1573-1610).
Observe o quadro no escuro, pois quando ele foi feito não existiam os holofotes que o iluminam hoje, e tente imaginar o efeito que ele causava nas pessoas no final do século XVI; não se envergonhe em esticar o braço e colocar 1 euro para iluminá-lo: faz parte do programa e outras pessoas vão seguir você depois que o fizer! Olhe como aquele anjinho delicadamente aparece da nuvem com uma palma, símbolo do martírio. Engraçado como o caráter revolucionário e briguento do Caravaggio era capaz de reverenciar tamanha delicadeza!

Martírio de S. Matheus, close up do anjo, copyright de público domínio

Sinta o cheiro do delicioso incenso da igreja... observe a intensidade com a qual este pintor vivia a vida ao através das suas pinceladas imperceptíveis nas passagens de luzes às sombras e vice-versa nesta cena tão atroz. Observe os corpos musculosos dos mercenários que executam o martírio do Santo depois do seu sermão e a calma com a qual os personagens seminus embaixo à direita observam uma cena tão violenta! Na Terra vemos a violência; no céu, a salvação.

Martírio de S. Matheus, copyright de público domínio

O Domingo de Ramos é comemorado uma semana antes da Páscoa e marca o início da Semana Santa que termina com a nona hora da Quinta-feira Santa, quando inicia o Sacro Tríduo Pasquale.

Esta festa é comemorada por Católicos, Ortodoxos e Protestantes.

No calendário litúrgico católico, o Domingo de Ramos é celebrado um Domingo antes da Páscoa e comemora a entrada de Jesus em Jerusalém, onde ele entrou sobre uma mula (símbolo de pobreza) e foi recebido como um rei pela multidão, que lhe trazia ramos de palmeiras.

Fonte na Praça S.Pedro

ABRIL 2012

Dia 1 - Domingo de Ramos e da Paixão do Senhor
Onde: Piazza San Pietro, 9.30h
CAPELA PAPAL
Benedição dos Ramos, Procissão e Santa Missa

Dia 5 - Quinta-feira Santa
Onde: Basílica Vaticana, 9.30h
Santa Missa da Crisma
Basílica de São João em Latrão, 17:30h
CAPELA PAPAL
Início do Tríduo Pascoal
Santa Missa na Cena do Senhor

Dia 6 - Sexta-feira Santa
Onde: Basílica Vaticana, 17:00h
CAPELA PAPAL
Celebração da Paixão do Senhor
Coliseu, 21:15h
Via Crucis

Dia 7 - Sábado Santo
Onde: Basílica Vaticana 21:00h
CAPELA PAPAL
Véspera Pascoal na Noite Santa

Dia 8 - Domingo de Páscoa
Onde: Piazza San Pietro, 10:15h
CAPELA PAPAL
Santa Missa do Dia
Loggia central da Basílica Vaticana, 12:00h
Benedição "Urbi et Orbi"

Missa em português: Igreja de Santa Maria della Luce - Via Lungaretta, 22a - Roma
Todos os domingos:
16h: Formaçao Bíblica
17:30h : Missa em português

1° Domingo: almoço e Missa dos dizimistas
Último domingo: comemorações dos aniversários

Quintas-feiras:
16:30h : Lectio Divina e Missa em português

Nenhum comentário:

Postar um comentário