500 mil bolinhas coloridas na Praça de Espanha


«Rosso-Trevi» volta a atacar!
Bolinhas coloridas de plástico jogadas do alto da igreja de Trinità dei Monti . Quem foi? Graziano Cecchini, o "pintor" da Fontana de Trevi

Meio milhão de bolinhas de plástico coloridas foram jogadas na famosa escadaria, pulando e descendo até a fontana da "Barchetta" de Piazza de Spagna, surpreendendo os turistas!

O senhor artista que tinha "pintado" a Fontana de Trevi disse que esta era uma performance artística com o objetivo de documentar o problema da Arte Contemporanea na Itália. Nas suas palavras "Os politicos nos contam mentiras que não são nem de direita nem de esquerda", referindo-se à falta de fundos para a Arte na Itália.
O nosso herói foi levado à delegacia, junto com outras tres pessoas.

Durante a performance, foram destribuidos flyers com o titolo "Os irmãos da Italia estao de saco cheio" (a frase "irmãos da Italia" se referia a um verso do Hino Nacional Italiano, apelidado de "Hino de Mameli").
Cecchini disse que os lixeiros que tinham chegado massiçamente para remover as bolinhas da Praça tinham chegado "3 vezes", como era possível "que não construissem estruturas para reciclar o lixo? Quem são os novos mafiosos? São as pessoas que dizem não às novas tecnologias. Eu estou protestando contra isso através da arte".

E no meio de tudo isso, os turistas fotografavam animadamente e recolhiam bolinhas de lembrança...

Notícia de Janeiro de 2008

Marcadores: ,