quarta-feira, 9 de novembro de 2011

Inverno chegando: uma verdura diferente para saborear!


Inverno chegando, viajantes amantes de verdura, experimentem nos restaurantes uma coisa que se chama "puntarelle", que é uma verdura típica do Lácio. E' um tipo de salada que é temperada com azeite extra-virgem, alho e anchovas. Trata-se de uma receita saboreada desde os tempos dos antigos romanos! Tem um sabor levemente amargo, indescritível, pois no Brasil não temos nada de parecido... Bom apetite!

Aaaaaaaaah, que delícia!

A temperatura:

Depressões no início da época são freqüentes e intensas que se originam no Golfo da Ligúria e afetam o clima de Roma. Com o avanço da temporada diminuem gradualmente para um mínimo em Janeiro, que têm um certo nível de pressão alta. E assim foi por muitos anos. O que temos observado é uma estação muito chuvosa. Em 2009 choveram 88 dias durante o inverno! A água do Rio Tevere subiu tanto que chegava quase no nível das pontes!

O mês seguinte, fevereiro, pode receber fortes incursões de ar frio da Sibéria, resultando em uma diminuição na temperatura; ventos que limpam o céu da nuvens e proporcionam uma luz particularmente intensa perto das horas em torno ao meio-dia, com possibilidade de ver as montanhas de Frascati do centro de Roma! Neste periodo pode fazer um frio cortante quando o vento chamado "Tramontana" bate sobre a cidade, sobretudo no final da tarde, com o sol indo embora... neste caso, friorentos como eu vão precisar de luvas, cachecol e chapéu!

Nenhum comentário:

Postar um comentário