quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

Feirinha de Natal na Piazza Navona!

Horários Feira de Natal da Piazza Navona 2013-2014:
de 01 de Dezembro 2013 a 06 de janeiro de 2014
dias de semana: das 10.00 às 01.00
nos feriados: das 10.00 às 2.00


Até o dia 6 de janeiro quem estiver em Roma vai poder ver a famosa feirinha de Natal da Piazza Navona. Lá, voce vai poder comprar especialidade típicas natalícias como as meias com doce e chocolates, decorações para o presépio e para a árvore de Natal; barraquinhas com brinquedos, música e os demais artistas, presentes durante o ano todo. A praça conta também com artistas de rua e artesãos.

Perto da "Fontana dei quattro fiumi" tem um carrossel para as crianças, uma verdadeira tradição para os romanos!

O que os brasileiros vao achar estranho é a figura de uma bruxa, um personagem folclorístico ligado aos presentes de Natal. Algumas vezes é descrita como uma velhinha sorridente que tem nas mãos dois sacos: um com coisas gostosas e outro com carvão. Se trata da Befana, corruptela de epifania, também Pefana, passando por bifania e befania.

Carrossel, foto de Cristiano Fotografo 

A tradição diz que uma bruxa voa numa vassoura e distribui presentes para crianças no dia 6 de janeiro e enche de presentes as meias nas janelas.
Normalmente deixa-se um pratinho para a nobre visita, como por exemplo uma mexirica, um arenque defumado, cebola em conserva e um copo de vinho.
Se a criança se comportou bem durante o ano, recebe balas, chocolates, mexiricas, nozes, frutas secas e pequenos presentinhos; em caso contrario, a meia será preenchida com "carvão", que hoje é um açúcar colorido de preto e muito duro de mastigar!

Nenhum comentário:

Postar um comentário