quarta-feira, 22 de dezembro de 2010

Templo de Portunus

Templo de Portunus
Lateral do Templo de Portunus, Foro Boário

Templo de Portunus em Roma


A zona do Foro Boário, onde fica o templo de Portunus, é uma zona importantíssima desde a noite dos tempos da Idade do Bronze pois este ponto representava uma encruzilhada onde existia o comércio de gado séculos antes da fundação da cidade de Roma.

O Templo de Portunus chegou até nós em excelente estado de conservação, portanto se você vem à Roma para ver o que esta cidade tem a oferecer de preciosidades arqueológicas, essa é uma delas. A coisa surpreendente, é que este templo, como o templo de Hércules, não ficam fechados em uma zona cercada e com ingresso; são monumentos antiquíssimos e importantíssimos, que você encontra caminhando, sobre a calçada de uma rua.




A construção deste templo aconteceu entre os anos de 80-70 a.C., (os arqueólogos encontraram indícios nas fundações que ele teria sido construído sobre um templo ainda mais antigo, do IV- III séc. a.C.) e dedicado a Pórtuno (Portunus), divindade protetora do porto fluvial, pois o rio Tibre passa aqui na frente!

Templo de Portunus, Foro Boario

No século IX d.C. o templo foi  convertido em igreja e dedicado à Santa Maria Egipcíaca (padroeira das prostitutas; tem uma razão, mas a história é longa, contamos pra vocês aqui!).
No século XVI o edifício passou a uma ordem de monges armenos que realizou algumas reformas, construindo diversos edifícios colados nos seus muros; tudo isso foi demolido durante o regime fascista, nos anos 30 do século XX, quando abriram a "Via del Mare", a estrada que leva à Ostia.




O templo romano é composto por colunas da ordem iônicas e a curiosidade aqui é que com excessão das colunas do pronao,(parte retangular anterior à entradado templo) que são de mármore travertino, as semi-colunas são feitas de tufo (uma pedra lávica com tonalidade escura) e foram revestidas para parecer mármore; assim como os capitéis, foram finalizados em um tipo de gesso, mais resistente do que o normal - se tiver um binóculo, vai vê-las encaixadas no topo das colunas!


O seu interior tem ainda afrescos medievais  que contam estórias da vida da Santa Egipcíaca e uma tela do pintor Frederico Zuccari com a santa.

O templo fica bem na frente da famosa Bocca della Verità e pode ser admirado somentepor fora, pois em raríssimas ocasiões é possível entrar na antiga igreja-templo. Este canto de Roma, o Foro Boário, é sem dúvida muito especial, pois aqui é a antiga encruzilhada onde vários povos se encontravam para trocar mercadorias, antes da fundação de Roma.

Endereço:
Piazza della Bocca della Verità, 00186 Roma

Monumentos importantes aqui perto: 

Santa Maria in Cosmedin: http://guiaderoma.blogspot.de/2016/09/santa-maria-in-cosmedin-igreja-da-bocca.html 

São Nicolau em Cárcere: http://guiaderoma.blogspot.de/2016/08/basilica-de-sao-nicolau-no-carcere.html 

Teatro Marcelo: http://guiaderoma.blogspot.de/2017/02/teatro-marcelo-de-roma.html

Templo de Hércules: http://guiaderoma.blogspot.com/2010/12/temple-de-hercules-forum-boarium.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário