terça-feira, 30 de novembro de 2010

Inverno em Roma


Pantheon, num dia de chuva

OBS em 18.02.2012: O inverno de 2012 foi uma excessão no clima de Roma e a Primavera já começa a querer aparecer!

Para quem vier à Roma no inverno, prepare-se para muita chuva! Sapatos impermeáveis, capa e aproveite a ótima escolha de museus da cidade! Palazzo Barberini com seus Caravaggios, Cappella Sistina e Musei Vaticani, Palazzo delle Esposizioni, Museo Barraco sao exemplos de musts da cidade eterna!

Depressões no início da época são freqüentes e intensas que se originam no Golfo da Ligúria e afetam o clima de Roma. Com o avanço da temporada diminuem gradualmente para um mínimo em Janeiro, que têm um certo nível de pressão alta. E assim foi por muitos anos. O que temos observado é uma estação muito chuvosa. Em 2009 choveram 88 dias durante o inverno!
O mês seguinte, fevereiro é muitas vezes caracterizado pela predominância de alta pressão, resultando em fortes incursões de ar frio da Sibéria, resultando em uma diminuição na temperatura, ventos que limpam o céu da nuvens e proporcionam uma luz particularmente intensa perto das horas em torno ao meio-dia, com possibilidade de ver as montanhas de Frascati do centro de Roma.
Nesta situação, os Apeninos desempenham um papel crucial, uma vez que divide o Tirreno ao Adriático, favorecendo um forte vento frio com céu limpo na "metade" do Tirreno e chuva forte e neve na parte "Adriática".

Tragam cachecol, luvas e sapatos impermeáveis... e para os mais friorentos como eu... ceroulas ;) !

Nenhum comentário:

Postar um comentário